Mundo do Trabalho

Apresentação:

A palavra trabalho pode apresentar várias interpretações. No dicionário Aurélio, seu significado está ligado à aplicação de força e faculdades humanas para alcançar um determinado fim.

Já o conceito de mundo do trabalho engloba outros fatores além da função laboral no sentido estrito. Por mundo do trabalho entendem-se as atividades materiais, produtivas e os processos sociais inerentes à realização de um trabalho, que lhe conferem significado no tempo e no espaço.

A história do trabalho é intrínseca à da sociedade porque é ele que nos proporciona as condições de sobrevivência e, mais do que isso, de produtividade criativa que faz bem à nossa autoestima e vivência social.

Por meio do trabalho que as sociedades se desenvolvem, se relacionam e se transformam. Dessa forma, refletir sobre o conceito de mundo do trabalho é pensar como as sociedades estão organizadas. Ao se analisar essa questão percebe-se sua ligação estrita com outras temáticas, como por exemplo, educação, capacitação para os jovens e igualdade de oportunidades, discussões atuais consideradas importantes para a formação de nossos adolescentes e jovens.

O mundo do trabalho é o ambiente onde se desenvolvem as forças produtivas, no qual o jovem pode se descobrir profissionalmente e atuar na dimensão mais adequada às suas qualidades e aptidões.

Pensando nisso, e tendo em vista o caráter crítico, reflexivo e social do trabalho que pretendemos desenvolver, buscamos elaborar, de forma dialógica, atividades e abordagens baseadas nos pontos supracitados. 

 

Objetivos:
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação;
  • Reflexão sobre o que tipo de profissional o mercado de trabalho busca;
  • Promover uma simulação de um processo seletivo para que os educandos possam vivenciar como é participar de uma entrevista de emprego.

 

Público:
  • Jovens (15 a 17 anos)
Status do Projeto: em execução

Galeria de fotos

Parceiros do projeto